9 Regras para Vender Bem Online

Muita gente me pergunta se é possível aumentar suas vendas com a internet e como tem empresas conseguindo tanto resultado online.

A resposta é simples: elas entenderam que não há fórmulas milagrosas, nem atalhos que durem por muito tempo. Todas optaram pelo caminho seguro da criação de conteúdo que atrai clientes ano após ano, e aí, analisando as táticas dessas empresas, selecionamos 9 regras consagradas que traduzem resultados reais. Vamos ver?

 

Regra #1: Não subestime a complexidade da internet

Não raro ouve-se que a internet é a terra dos jovens, um novo caminho para a fortuna. chocada_quadradigitalBasta juntar uma ideia a um geek e chegar aos milhões na conta bancária. Nada poderia ser mais distante da realidade. Ow Mica, você é empreendedora digital e está agindo com pessimismo? Não, gente! Longe de mim! Mas olha, cada vez que um site novo entra no ar, ele passa a competir com os mais de 906 milhões existentes* em alguns casos, é mais fácil ganhar na Mega Sena do que ser encontrado.

Por outro lado, os gigantes da internet investem maciçamente na avaliação de consumo para oferecer o produto certo para cada um e complementam essas análises com especialistas em todas as áreas do Marketing Digital para criar sites que atraiam e estimulem a compra. E não só eles! Encontro diariamente empresários que contratam agências completas com recursos que vão muito além do visual, para desenvolver seus sites. Estes empresários lembram que desde a época das páginas amarelas, o conteúdo correto fazia ou não determinado anúncio converter.

 

Regra #2: Entenda muito bem o seu cliente e garanta que sua estratégia digital esteja alinhada com isso. Foco nos benefícios!

Quando você iniciou sua empresa foi por que identificou uma necessidade por parte de pelo menos um cliente, certo? Algo que tornasse a vida melhor, que facilitasse o trabalho. É isso que deveria constar no seu site, algo que realmente atraia novos clientes. Ninguém está preocupado com mecanismos usados para criptografar os dados de comunicação de um banco, mas todos queremos conexões seguras.

melhorhorario_quadradigitalPercebe a diferença? Parece simples, mas a maioria das empresas foca no serviço ou produto e não no benefício que seus clientes terão ao usá-lo. Como as pessoas procuram na internet? Carro econômico, passeios em tal lugar, como limpar uma fossa, qual o polímero ideal para essa peça e por aí vai. Deixe as especificações técnicas para um espaço limitado do seu site, onde os clientes procurarão mais detalhes. Na página principal e em todo o resto, foque nos benefícios.

 

Regra #3: Sites que atraem clientes são dinâmicos. Tenha um blog!

Sites sem conteúdo não produzem resultados. Geralmente feitos por profissionais iniciantes que não tem conhecimento sólido sobre planejamento e marketing digital, estes sites simples nada mais são que um folheto eletrônico da empresa dada a rápida visualização. Por que a falta de sucesso?

Quando procuramos algo no Google, recebemos uma série de sites como resultados. A posição de cada um é determinada pela sua relevância. Segundo o Google, isso é uma combinação de fatores como quantidade de artigos, qualidade dos artigos, quantidade de referências de outros sites para seus artigos e mais um monte de atributos.

Sites estáticos, sem inclusão frequente de assuntos, são considerados de menor qualidade. Segundo o Hubspot, dentre 7000 empresas analisadas, ao chegar à marca de 51 a 100 páginas, um site aumenta seu tráfego em mais de 50%. Sites com 101 a 200 páginas geram 2.5x mais leads de vendas que sites com 50 ou menos páginas. Tenha um BLOG! Para varejo e B2B, o blog pode ser uma maneira eficiente não só de ganhar algumas palavras-chave, mas de se conectar com seu público alvo com temas que mais interessam seu público alvo.

 

Regra #4: Conteúdo para o Google tem regras especiais. Se liga!

Diariamente, o Google aprimora a maneira de catalogar a internet (além de ter sido revolucionário na maneira como avalia o conteúdo, claro! <3 te amo googuinho! ). Os critérios de avaliação, de maneira simplificada, são:

  • Publicação periódica com foco em uma categoria (um post sobre comida e um sobre carros, por exemplo não ajuda nada!)
  • Artigos longos com mais de 600 palavras e linguajar da área. Mesmo ao fazer um conteúdo descontraído é importante ter a mesma explicação de maneira técnica reforçando o argumento;
  • Vídeos e imagens sempre auxiliam, não só na leitura, para dar uma aliviada nos olhos, mas deixam o conteúdo mais dinâmico;
  • Utilização de fontes que deixem a leitura agradável;
  • Nada de erros gramaticais: ninguém quer ter conteúdo penalizado por ter faltado àquela aulinha básica 😛

Discipline-se! Comece com um artigo por mês, quando estiver confortável passe para 2 e assim por diante, breve terá mais de 50 artigos e isso, sem dúvidas, ajudará muito seu site nas buscas. 😀

 

Regra #5: Combine investimentos na criação de conteúdo com links patrocinados

money-animated-quadra-digital Você pode perceber que a regra anterior tem muitas vantagens, mas que demanda tempo e recursos. Em geral, pode-se esperar resultados em 3 meses e mais concretos em 6 meses. Os Links Patrocinados como o Adwords do Google, quando usados de forma correta, trazem instantaneamente novos clientes, estes muito mais inclinados a consumir nossos produtos e serviços do que os que chegam na busca orgânica. Mas como saber se vale a pena? Se 2 ou mais itens abaixo se encaixarem na sua situação atual, é bom pensar no investimento:

  • Você tem um site com pouco conteúdo ou está começando um blog agora;
  • Você vende para empresas, em um setor competitivo;
  • Você gostaria de aumentar seus clientes no bairro, cidade, país;
  • Sua capacidade de gerar artigos é baixa;
  • O valor de sua venda é algumas dezenas de vezes mais alto que o custo do clique no Adwords.

Ferramentas como o Google Analytics são capazes de mostrar se as suas vendas ou leads vem dos anúncios ou busca orgânica. Portanto, mesmo quando tiver mais conteúdo a longo prazo, reduza a proporção, mas não deixe de usar os links patrocinados.

 

Regra #6: Use os links patrocinados de maneira correta pra não perder dinheiro

O investimento deve ser feito com cuidado.Obama-bucks-quadra-digital-money-gif Não raro pessoas perdem muiiiitos reais em campanhas e tem resultados baixos. A culpa não é do Adwords e sim de como as campanhas foram criadas.

Ao tentar fazer por conta própria muitas empresas colocam um ou dois anúncios, poucas palavras-chave e um orçamento distribuído de forma uniforme. Além disso, redirecionam os clientes para a página principal do site, violando a Regra #7. Se quiser investir em Adwords, faça da forma correta! Uma agência capacitada, vai realizar:

  • Campanhas segmentadas adequadamente, com base no perfil dos produtos e clientes;
  • Diversos anúncios que são alternados ao longo do dia e modificados a cada mês;
  • Milhares de palavras-chave para os anúncios, com variações de custo ao longo do dia e semana;
  • Monitoramento contínuo, modificando todos os itens necessários.

Parece muito trabalho, e é. Uma administração consistente leva no mínimo 50 horas por mês, depois da campanha iniciada. Se você quiser investir em AdWords, faça da forma correta e economize muito.

 

Regra #7: Dirija seu cliente para página especial de captura

Imagina só: você está com fome e digita “quero comer” na busca. Aparece um anúncio de uma coxinha especial e você clica, daí para sua surpresa você cai na página principal da empresa, tem que clicar em Restaurantes, Restaurante Corporativo, Balcão para então encontrar a coxinha. Ao dar um Voltar na tela você cai em um anúncio de esfiha de um concorrente.

Isso acontece todo dia, toda hora. Não há limite de tempo no Adwords! Se o usuário clicar no anúncio e ficar 1 segundo, você paga! O correto é fazer uma página com apenas uma finalidade: receber o cliente que clicou naquele anúncio SEM DIVIDIR A ATENÇÃO DELE!

Só assim será possível capturá-lo. Essas páginas também conhecidas como Landing pages, não tem navegação para outra parte do site. Tem um texto profissional e design com elementos necessários para incentivar a tomada de ação que queremos. E são muito eficientes! Além de duplicar a captura em muitos casos, tem ganhos de 30-50% de conversão.

 

Regra #8: Redes sociais são parte integrante de estratégias de sucesso

As redes sociais são canais que podem potencializar o poder da sua marca e usá-las de forma correta não é difícil. Comece criando uma página no Facebook, no Google+ e no LinkedIn; um perfil no Twitter, e se o seu produto for muito visual, um mural no Pinterest.

  • Tenha uma abordagem mista:
  • Publique seus artigos em um blog, e faça um post em cada mídia social, com uma pequena descrição do artigo, um link para o mesmo e uma imagem associada;
  • Identifique quais são os principais formadoCaptura de Tela 2016-02-11 às 16.17.03res de opinião no setor: blogueiros, revistas, jornalistas. Siga-os nas redes sociais, e republique seus posts em cada mídia social. Além de deixar sua rede mais interessante, abre um caminho para interagir com eles e trazer mais tráfego para a sua rede;
  • Monitore os comentários e encoraje a interação com a sua marca. Cada um pode ser um cliente no futuro.

 

Regra #9: Use corretamente o e-mail para fidelizar seus clientes e realizar novas vendas

O e-mail continua sendo uma ferramenta excepcional para a captura de novos clientes, e principalmente, para fidelizar e vender mais. Mas, o e-mail que funciona é aquele em que nós entramos em um diálogo com nossos clientes, fornecendo informações ou entretenimento e vai muito além de nossas ofertas.

Spam não é relevante!

Além de apresentarem baixas taxas de conversão, eles afetam negativamente a sua marca. A abordagem que funciona começa com a construção de uma lista com os contatos já negociaram com você ou que aceitam receber informações em troca de algo de seu interesse: um e-book, uma apresentação, um infográfico, uma música , receita, ou te chamando para um artigo interessante no blog 😀

Ao invés de enviar só ofertas e estar fadado a ir direto para o spam do seu potencial cliente, seja interessante! Sua taxa de sucesso será muito mais alta se usar a combinação informação + ofertas. Mande 80% de emails com informações, dicas e conteúdo e 20% com ofertas e depois me conta como foi. Toda oportunidade de comunicação deve ser bem aproveitada. Seu cliente comprou algo seu? Envie um email de agradecimento. É a porta de entrada para compras recorrentes com custo mais baixo.


Seguindo estas 9 regras você estará cada vez mais próximo do sucesso na Internet. Compare seu site com a concorrência, e sobretudo com empresas de sucesso na sua categoria. Resumindo, para ter sucesso você precisa:

  • Reavalie os seus ativos digitais. Veja se o seu site, e-mails e anúncios estão bem direcionados para o que buscam seus clientes;
  • Tenha um site dinâmico, com um blog bem recheado. Acima de 50 artigos o tráfego já começa a aumentar significativamente;
  • Publique periodicamente artigos longos, para conseguir subir na busca orgânica do Google;
  • Investa da forma correta em Links Patrocinados, fazendo campanhas de alto retorno;
  • Use as redes sociais de forma correta, direcionando o tráfego para seu site. Lembre-se que ele é a sua empresa no mundo digital;
  • Reestruture suas campanhas de e-mail, oferecendo conteúdo de alto valor para seus clientes, junto com ofertas especiais para aumentar a taxa de novas vendas para clientes existentes.

Aproveite para conversar conosco e ver como podemos ajudar a sua empresa a conseguir mais vendas e leads online! Um abraço e até a próxima o/

 

Ps: ➜ Se ainda não baixou nosso Ebook que contém as Tendências que vão mudar a forma de consumir produtos e conteúdos nos próximos 5 anos vem aqui >http://bit.ly/quadraebook1

* Fonte: news.netcraft.com de Janeiro de 2016, o número de sites no ar até a data desta publicação foi 906.616.188.

 

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