Como mensurar retorno online?

Em mídias tradicionais o ROI (retorno sobre o investimento) é medido em um contexto puramente financeiro. Quando lidamos com plataformas digitais e redes sociais, alguns dados não são tão facilmente quantificados. Afinal, mais do que identificar padrões de comportamento, estamos falando de quantificar interações entre pessoas e produtos e entre consumidores e marcas. E não se trata apenas de chegarmos a números confiáveis, mas de entender para onde estes números nos conduzem e o que exatamente querem dizer dentro de cada contexto.

O acompanhamento mês a mês é imprescindível e a consultoria de uma agência especializada é fundamental pois permite analisar continuamente e (re)definir os objetivos sempre que necessário.

Performance ou Tráfego? Gerar tráfego para o seu site é uma coisa, aumentar a taxa de conversão do seu e-commerce é outra. Estreitar o relacionamento entre empresa e o consumidor pode ser alcançado em ambos os casos, mas e se neste momento o mais importante para a sua empresa for gerar buzz? Para cada caso podemos usar uma estratégia e precisar de um tipo diferente de monitoramento para quantificar o retorno do seu investimento.

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Tá. Mas o que pode ser analisado continuamente, então? Vamos lá:

Consumo do conteúdo: Quando você compartilha um link, um artigo, uma foto ou um vídeo, a intenção é que ele seja lido, visualizado, assistido, consumido, (e amado!rs). Este é o primeiro indicador sobre a aceitação do conteúdo que você disponibiliza ou do contexto em que você o faz.

Engajamento: Interações, menções, likes e compartilhamentos. O conteúdo que você disponibiliza precisa ser tão relevante a ponto de o seu público-alvo ativar o compartilhamento de sua marca na web.

Tráfego: os links que direcionam ao seu site precisam ser mensurados para avaliação de efetividade.

Performance: No caso de um e-commerce ou de uma página de captação específica é possível mensurar quanto cada Real gasto em sua campanha está sendo convertido em venda, quais foram os links que mais geraram conversão, através das campanhas online (anúncios facebook, instagram, google).


 

É contínuo, mas mensurando, planejando e em especial, entendendo tudo isso e tomando as decisões acertadas e coerentes em tempo hábil, as chances de sucesso de uma campanha serão sempre maiores. Não é nada fácil, mas é possível dar todos esses passos de maneira eficiente para que tudo ocorra bem.

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