Pode até parecer loucura, mas quando se trata de vender seu produto ou serviço, planejar se torna tão essencial quanto o resultado que se espera.
As pessoas são capazes de traçar metas e tomar decisões calculadas para alavancar seus negócios e projetos.
Num mundo interconectado, a todo momento somos bombardeados por informações e estímulos excessivos, que por vezes nos confundem e nos afastam da direção de nossos objetivos. Pensar no futuro deve ser um exercício que vai além da imaginação e parte para a ação, principalmente quando se deseja promover mudanças pessoais e/ou profissionais. É necessário traçar metas e ações objetivas para evitar desperdício de tempo e energia, bem como prever os cenários e suas possíveis oscilações afim de minimizarmos os fracassos.
É aí que entra o Planejamento. Para alguns, planejar pode causar um certo desconforto, já que boa parte do tempo da investida será usado, não em ações, mas na prática cognitiva de prever cenários, traçar caminhos, obstáculos e possíveis soluções. Atenção! Um bom planejamento é responsável por 50% do sucesso de um negócio.
Para planejar tenha em mente um objetivo, uma meta que seja mensurável.
Aqui na Quadra Digital costumamos dizer que quanto menos metas traçarmos para determinado período, mais atenção dedicaremos para alcançá-la, obtendo uma solução mais imediata. Ao contrário, quanto mais metas para um período, mais difuso serão os esforços para atingir tais objetivos, ocasionando dispersão e algumas vezes falta de êxito.
Para desenvolver um bom planejamento estratégico,
pergunte-se:
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Onde queremos chegar?
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O que fazer?
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Como?
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Quando?
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Quanto custará?
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Para quem?
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Por quê?
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Por quem?
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Onde?
Tudo deve apontar para seu norteador estratégico, que nada mais é do que a definição do seu negócio. Para Peter Drucker “o negócio de uma empresa é a razão pela qual ela foi criada, ou seja, o seu motivo de existência. Atente para o fato de que o negócio não deve responder somente o que a empresa fabrica ou vende. Ele deve corresponder às necessidades e expectativas mais amplas dos clientes da organização.”
Ao responder três perguntas bem simples a definição do negócio fica mais clara:
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Quem são nossos clientes?
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Quais as necessidades dos nossos clientes?
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O que eles esperam de nossa empresas?
É imprescindível a preocupação constante e o desenvolvimento de estratégias digitais que ofereçam mais do que coisas na rede. Este empenho deve reforçar a sua marca oferecendo ideias, emoções, ambiência, sentimentos e benefícios, envolvendo os seus clientes em uma experiência positiva e cheia de valores, gerando resultados concretos e precisos para sua presença online.
Por favor, não desenvolvam Planejamentos Estratégicos para oferecer coisas!
Caso tenha dúvidas ou queira bater um papo sobre como realizar o seu Planejamento Estratégico, temos uma equipe preparada para colocá-lo no topo do pódio, é só clicar AQUI .